As empresas estatais de Goiás realizam, no próximo dia 18, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o 1º Seminário de Governança das Estatais de Goiás. O evento terá como foco a integridade, a transparência, a governança e a prevenção à corrupção, com o objetivo de fortalecer a cultura de compliance e a boa gestão das empresas públicas e de economia mista do estado.

O seminário contará com a participação de especialistas de grandes estatais nacionais. No 1º Painel, “Matriz de risco como ferramenta de prevenção à corrupção”, estará presente o ouvidor do BNDES, Leandro Torres Ravache. Já no 4º Painel, “Evolução dos instrumentos de governança da Petrobras”, os participantes serão Mário Claussen Spinelli e Edson Sá Teles, ambos da Petrobras.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Goiás (Codego), Francisco Jr., será o mediador do 3º Painel, “Contratações diretas e o dever de licitar das estatais”. Segundo ele, “precisamos debater temas estratégicos da governança a partir das dificuldades do nosso dia a dia para evoluirmos continuamente”.

O seminário é realizado pelo Forum das Estatais, uma iniciativa da Codego, por meio da Superintendência de Integridade, em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE), a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e a Secretaria de Estado de Administração (Sead), além do apoio do Instituto de Direito Administrativo de Goiás (Idag).

Além da Codego, participam do evento as estatais que compõem o Fórum das Estatais de Goiás: Saneago, CelgPar, Lago Azul, Iguego, Goiás Telecom, Goiás Fomento, Ceasa, Goiás Gás, Goiás Parcerias, Metrobus e Agehab.