O Escritório de Compliance da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) recebeu, na manhã desta quinta-feira, 5, um certificado da Controladoria-geral do Estado de Goiás (CGE) que reconhece a contribuição da Codego para a conquista dos prêmios Goiás mais Transparente, Ética e Responsabilidade, Governança e Ouvidoria Pública do Programa de Compliance Publico de 2024.

As servidoras da Gerência de Auditoria da CGE, Lucimar Prado e Silva, gerente do Programa de Compliance Público, e Elizangela Abreu Vasconcelos, gerente de Autoria em Gestão de Riscos, além da entrega do certificado, trouxeram o troféu Qualidade em Transparência recebido pelo governo de Goiás no final de novembro para compartilhar o reconhecimento público com os servidores do Escritório de Compliance da Codego.    

O governo de Goiás alcançou nota máxima no Programa Nacional de Transparência Pública e recebeu o selo Diamante, sendo o único estado a atingir 100% na avaliação do programa. Em 2023, o Estado já havia recebido o mesmo selo, mas como um índice de 99,1%.

Realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com apoio de diversas entidades, o PNTP divulga os resultados obtidos pelos poderes e órgãos autônomos dos Estados. Ao todo, o PNTP avalia mais de 7,3 mil portais de entes públicos brasileiros, com base em 230 indicadores.

A avaliação dos portais de transparência passa por vários critérios, como a disponibilidade de informações, acessibilidade e atendimento à Lei de Acesso à Informação (LAI). Conforme o índice de cumprimento dos requisitos, os órgãos recebem o Selo de Qualidade em Transparência Pública, nas categorias Diamante, Ouro ou Prata.