O presidente da Codego, Francisco Jr., os superintendentes de Projetos e Novos Negócios, Paulo Araújo, e Jurídico, Allen Viana, participam nesta quinta (20) e sexta-feira (21) do fórum estadual Pernambuco Export, em Recife. O evento promove debates sobre infraestrutura de transportes e desenvolvimento sustentável.

Durante o encontro, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), representada pelo Presidente do Conselho Temático da Agroindústria (CTA), Marduk Duarte, assinou um acordo com o Complexo Industrial Portuário de Suape para desenvolver, estruturar e cooperar em estudos e ações voltadas à melhoria das condições logísticas, planejamento e análise de mercado. A parceria conta com a interveniência da Codego.

“Nós entendemos que a Companhia cumpre seu papel quando ela atua para expandir os relacionamentos na área da economia do estado de Goiás, criando um ecossistema de negócios, buscando oportunidades, viabilizando o crescimento das empresas goianas e, ao mesmo tempo, atraindo novas empresas para empreender no nosso estado. Nosso objetivo é aquecer a economia de Goiás, desenvolver e fomentar esse ambiente propício aos negócios”, explica o presidente Francisco Jr.

No primeiro dia do evento, os participantes realizaram visitas técnicas ao Complexo Portuário Industrial de Suape, ao Porto Digital e ao Porto do Recife. Além disso, acompanharam dois painéis: “Políticas Públicas e Regulação Responsiva para o Desenvolvimento da Infraestrutura de Transportes de Pernambuco” e “Dinâmica: Inovação no Setor de Infraestrutura”. Já na sexta-feira, as discussões giram em torno dos temas “Desburocratização e Segurança Jurídica para o Setor de Infraestrutura” e “Turismo e Relações Comerciais com Novos Parceiros como Alavancas do Desenvolvimento de Pernambuco”.

Essa é a segunda vez que uma comitiva da Codego visita Suape. Na primeira visita, realizada em abril de 2024, a troca de experiências inspirou a Codego, em parceria com a Goiás Parcerias, a idealizar o pátio de triagem do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), atualmente em fase de estudo de viabilidade. Desde então, as duas estatais têm desenvolvido novos projetos, incluindo a parceria entre Suape e Fieg para a criação de novos corredores logísticos para Goiás.

Assim como a Codego, Suape é uma estatal. Criada para administrar a implantação do distrito industrial, o desenvolvimento de obras e a exploração de atividades portuárias, a empresa pública gerencia o Complexo Suape, o maior atracadouro público da Região Nordeste e o sexto mais movimentado do Brasil.

Codego