A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) deu o primeiro passo para aderir ao Fórum Nacional de Gestão da Ética e da Integridade na Administração Pública em reunião nesta terça-feira (29), no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em Brasília.
A superintendente de Integridade da Codego, Lara Olival, e as gerentes de Governança, Flaviane Freitas, e de Auditoria Interna, Fabiana Batista, representaram a Companhia, que pode se tornar a primeira empresa pública estadual do Brasil a partipar do Fórum. Agora, seguem os trâmites internos da Companhia para a formalização definitiva da adesão.
Apenas empresas públicas federais compõem o quadro de participantes do Fórum atualmente, como: Anvisa, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco Central do Brasil, Banco do Nordeste, BNDES, Caixa, Correios, Dataprev, Finep, Hemobrás, Infraero, Infra S.A, Nuclep e Petrobras.
Para a superintendente Lara Olival, a participação da Codego nesse espaço representará mais um passo no avanço de sua Governança e da consolidação de seu Sistema de Integridade, alinhando-se às melhores práticas nacionais no âmbito da Administração Pública.
“Nos sentimos prestigiados em poder participar desse importante Fórum, contribuindo para uma troca de experiências, de boas práticas e boas soluções, que é o que a sociedade espera de nós”.
De acordo com o Coordenador do Fórum, Leandro Ravache, a adesão da Codego se dará pela relevância que a Companhia tem dado para agendas no campo da governança e da integridade, bem como seu papel de liderança nessas empreitadas.
“Essa adesão será uma etapa crucial para o crescimento do Fórum e acredito que, com a entrada da Codego, outras empresas estatais estaduais também devem demonstrar interesse e poderemos, assim, fortalecer essa rede”.

Fórum
O Fórum Nacional de Gestão da Ética e da Integridade na Administração Pública foi criado com a proposta de promover o desenvolvimento e o fortalecimento dos princípios governamentais e empresariais de gestão da ética, buscando aprimorar o relacionamento das instituições com seus diversos públicos e com a sociedade.
A Codego passará a integrar após a adesão a uma rede de entidades que se reúnem mensalmente para debater temas de interesse comum, por meio da atuação colaborativa de representantes indicados — preferencialmente integrantes dos sistemas de integridade das instituições.
Além das reuniões ordinárias, o Fórum promove a criação de Grupos de Trabalho (GTs) voltados para temas específicos, com o objetivo de desenvolver iniciativas de prevenção de condutas indevidas e incentivo à conduta ética.
Anualmente, o Fórum também realiza o Seminário de Gestão da Ética, evento de grande relevância nacional, que reúne especialistas, colaboradores e gestores públicos para compartilhar boas práticas e debater estratégias de fortalecimento da integridade no setor público e nas relações com a sociedade.