A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) e o presidente da estatal, Francisco Jr., foram homenageados nesta quinta-feira (30) durante solenidade em celebração ao Dia Nacional da Indústria, realizada na Câmara Municipal de Anápolis. O evento reconheceu a relevância do setor industrial e de instituições que tornam Anápolis referência na indústria.
A homenagem destacou a atuação da Codego na gestão de importantes polos industriais no estado, como o Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), um dos maiores do Brasil e o segundo maior polo farmoquímico da América Latina.
Em seu pronunciamento, o presidente da Codego, Francisco Jr., enfatizou a importância de Anápolis para o cenário industrial goiano e nacional. “Anápolis cedia indústrias muito importantes, e de forma especial aquelas que estão no Daia, que é administrado pelo Governo de Goiás, por meio da Codego. E essa parceria do estado com o município é muito benéfica. Com esse esforço conjunto, também com as entidades, continuaremos fortalecendo a indústria nessa região”.
Francisco Jr. aproveitou a oportunidade para ressaltar o trabalho de expansão do Daia. “O distrito, que já é o maior de Goiás e um dos maiores do Brasil, continua crescendo. São mais de 10 milhões de metros quadrados e continua a demanda por outras empresas para virem se instalar aqui. Então, recentemente, nós ampliamos o Daia com mais de 1,7 milhão de metros quadrados, que é o DaiaPlam, e há previsão de outra ampliação em breve. Então, nós entendemos que a demanda por empresa aqui para Anápolis ela continua ativa e tende a crescer mais”.
O vereador Alex Martins destacou a importância da indústria como pilar do desenvolvimento socioeconômico de Anápolis. “É um dos pilares importantes do desenvolvimento socioeconômico e Anápolis tem esse viés com tantas famílias, com tantos empresários, com tantas pessoas que contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento do município”, disse. Ele reforçou a posição estratégica de Anápolis como um grande entroncamento e referência nas áreas industrial, atacadista, farmoquímica, automobilística e logística. “A presença aqui de várias instituições, Codego, Sesi, Fieg, demonstra também a força de Anápolis como esse motor industrial”, pontuou o vereador.
Corroborando a importância da data, o vereador Cabo Fred Caixeta, um dos propositores da homenagem, ressaltou o reconhecimento que a Câmara Municipal presta às indústrias. “Realmente, esse reconhecimento por parte dessa Casa de Leis é a devolução do que as indústrias fazem por uma cidade”, declarou.
A solenidade contou com a presença de diversos representantes do setor industrial, autoridades locais e instituições de ensino, que também foram reconhecidas pela contribuição para o desenvolvimento da indústria em Anápolis.