A segurança foi reforçada no Distrito Agroindustrial de Senador Canedo (Dasc), administrado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), com a instalação de totens de videomonitoramento.

O projeto-piloto, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Senador Canedo, será ampliado e levado para os demais distritos do estado, destacou o presidente da Codego, Francisco Jr., durante visita à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade (SSPMU) nesta quinta-feira (13).

“Pelo Dasc transitam diariamente 11 mil trabalhadores, já que as indústrias trabalham em até três turnos, e essa parceria com a Prefeitura é de suma importância para promover a segurança no polo industrial. A ideia é desenvolver um projeto e levar esse modelo também para outros distritos administrados pela Codego”, ressaltou Francisco Jr.

Em visita à central de monitoramento da prefeitura, o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade, Paulo Kley, relatou que as imagens geradas pelo totem já estão integradas ao sistema de Segurança Pública de Goiás.

“Temos um termo de cooperação técnica já definido com o estado
e com a iniciativa privada. É uma parceria inovadora, inclusive com utilização de inteligência artificial. Essas câmeras oferecem suporte de vídeo para as forças de segurança do Estado e do município, ajudando em casos de flagrantes e investigações criminais.”

Os totens são estruturas verticais que contam com equipamentos de vigilância e comunicação, criados com o objetivo de aumentar a segurança em áreas públicas e privadas.

Além de contribuir com a queda de criminalidade e combater o vandalismo, o trabalho de monitoramento também auxilia no registro de acidentes de trânsito de baixa a alta gravidade no Dasc, que possui 1 milhão de metros quadrados e conta com mais de 30 indústrias instaladas.