A demanda atendida pela Ouvidoria da Companhia de Desenvolvimento
Econômico de Goiás (Codego) cresceu 246% considerando os meses entre janeiro e
novembro de 2020, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Este ano,
90 pedidos foram atendidos pelo órgão das
mais diversas naturezas, como pedidos de acesso à informação, sugestões e
solicitações.

Como reforça a Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO) na
Semana Internacional de Combate à Corrupção, durante a pandemia as ouvidorias
de Goiás tiveram papel importante como canal de comunicação entre a população e
a administração pública estadual. Nesta terça-feira (8/12), A CGE-GO promoveu o
seminário Ouvidoria na Gestão de Riscos: o que dizem os indicadores com
participantes de peso.

A ouvidora da Codego, Núria Schaiblich Barros, acompanhou a
transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Controladoria. Para ela, a
abertura para as manifestações, a maioria delas on-line, se mostrou ainda mais
importante neste momento que atravessamos.

– Queremos assegurar ao cidadão o direito de acesso à
informação e de manifestação sobre a forma como o Governo administra o bem
público. A Ouvidoria é um canal importante que tem o intuito de possibilitar e
estimular a comunicação direta entre administradores e administrados, numa
relação que seja capaz de promover o aprofundamento da vontade social e
proporcionar maior transparência e eficiência à gestão pública, reforça a
ouvidora da Codego.

Ela ressalta que qualquer pessoa pode formalizar sugestões
de melhorias, elogios, denúncias e tirar suas dúvidas com relação à Companhia
pelo telefone (62) 3604-3119, pelo e-mail ouvidoria@codego.com.br ou
presencialmente na sede da estatal, no setor Marista, em Goiânia.

Mais de 80 mil atendimentos em 2020

Como divulgado pela CGE-GO no evento de hoje, as ouvidorias
de Goiás realizaram 83.248 atendimentos este ano até novembro. Isso quer dizer
um crescimento de 50% na comparação com o mesmo período de 2019, quando 55.757
atendimentos foram efetuados.

A transmissão de hoje teve como mediadores o
secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado de Goiás, Henrique Ziller, o
subcontrolador de Governo Aberto e Participação Cidadã da CGE-GO, Diego Ramalho
Freitas e o superintendente de Participação Cidadã e Ouvidor-Geral da CGE-GO,
Danilo Borges Garcia Carvalho.

O seminário teve três momentos com apresentações. O primeiro
foi Indicadores como instrumento de inovação, a cargo de Shirley Gildene Brito
Cavalcante, ouvidora e encarregada da Lei Geral de Proteção de Dados do TCU e
Tânia Lopes Pimenta Chioato, secretária de Controle Externo de Aquisições
Logísticas do TCU.

O segundo momento trouxe o Resultados do relatório de gestão
? o Caso Ceará
, por Jean Lopes dos Santos, articulador da Ouvidoria-Geral do
Estado do Ceará.

E fechou o evento a apresentação As ouvidorias na comunicação
organizacional
, feita por Luiz Carlos Iasbeck, professor na Faculdade de
Comunicação da Universidade de Brasília, e Pedro Ivan Tavares Celestino,
gerente de Ouvidoria e Ouvidor Setorial da CGE-GO.

Lançada nessa segunda-feira (7), a Semana Internacional de
Combate à Corrupção traz eventos diários e conteúdos importantes para
administração pública. Outros destaques que ocorrerão nos próximos dias são o
lançamento do Programa Estadual de Integridade e a Premiação do Ranking de
Compliance e do Ranking de Transparência de todos os órgãos do Estado.