A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) recebeu a comitiva oficial da República Democrática do Congo e preparou um evento, realizado neste sábado, 21, em Anápolis, para apresentar as potencialidades do estado aos representantes do país africano. A vinda da comitiva foi uma iniciativa da Agência Nacional para Promoção de Investimentos do Congo (Anapi) e contou com apoio do Gabinete de Relações Internacionais do Governo de Goiás.
A convite da Codego, o diretor executivo do Instituto Mauro Borges (IMB), Erik Figueiredo, apresentou os números do estado, com dados geográficos e sociais, e destacou as ações promovidas pelo governo para que os índices da economia goiana sigam em crescimento, superando a média brasileira.
“Goiás vive um momento de prosperidade, com crescimento do PIB seguidamente, com a perspectiva muito forte de crescimento para 2023, e um dos fatores que contribui para isso é, justamente, a interação do estado com a comunidade internacional, seja via exportação, seja via acordos ou encontros como esse”, argumentou o diretor do IMB.
O presidente da Codego, Francisco Jr, apresentou o trabalho desenvolvido pela companhia na gestão dos distritos industriais e seu papel na atração de investimentos para o estado. Segundo ele, “essa interação com a República Democrática do Congo, assim como o diálogo com toda a comunidade internacional, é importante para que a gente possa compartilhar ideias, somar experiências e atrair investimentos para Goiás”.
Em nome do governador Ronaldo Caiado, Francisco Jr presenteou a comitiva da República Democrática do Congo com um livro do artista plástico Siron Franco. O presente foi entregue ao diretor-geral da Anapi, Anthony Nkinzo Kamole, que demonstrou interesse em assinar um protocolo de intenções para firmar parceria com o Governo de Goiás.
O presidente do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás (Sindifargo), Marçal Soares, também participou do evento e apresentou o potencial da indústria farmacêutica no estado, que fabrica os medicamentos mais vendidos no país.
Após as apresentações, a comitiva percorreu toda a área do Distrito Agroindustrial de Anápolis, para conhecer de perto o segundo maior pólo farmoquímico do Brasil.