A Agência Goiana de Regulação (AGR) apresentou a representantes da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás os estudos preliminares para o novo cálculo da tarifa de água e esgoto produzida e distribuída pela estatal nos distritos industriais. A Codego é responsável pelo fornecimento de água nos 26 distritos industriais que administra em 20 municípios goianos.

A criação da tarifa própria faz parte da proposta do presidente da Codego, Francisco Jr., de se chegar a um valor de tarifa a partir dos custos de produção e distribuição de água e de tratamento do esgoto. Atualmente, a estatal calcula sua tarifa tendo como base a cobrada pela Saneago, que não reflete os custos da Codego e nem o perfil das empresas instaladas nos distritos industriais. As necessidades das empresas também estão sendo consideradas no estudo.

As benfeitorias para o abastecimento de água e tratamento de resíduos industriais, além de melhorias em procedimentos internos e fiscalização sobre a utilização de recursos hídricos por parte das indústrias instaladas nos polos industriais do estado fazem parte do escopo do projeto desta gestão.

A apresentação se deu na sede da agência reguladora e os estudos foram apresentados pelo diretor de Regulação, Thiago Nepomuceno, e pelos gerentes de Regulação, Rafael Carvalho, e de Saneamento, Eduardo Henrique da Cunha, e Huggo Siqueira Vinhal, contador da Gerência de Regulação.