A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) é a 7ª colocada entre as empresas públicas no ranking da transparência do Estado com índice de 70 pontos. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (10/12) durante a solenidade da 2° edição do Prêmio Goiás Mais Transparente e do Ranking Programa de Compliance Público 2020.
A edição deste ano do Prêmio Goiás mais Transparente é fruto, pela primeira vez, de parceria da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE) com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), por meio da unificação de seus indicadores. A premiação avalia a transparência ativa e passiva das páginas de acesso à informação dos órgãos e entidades públicas do Poder Executivo goiano. O índice médio foi considerado ótimo pelos organizadores, pois 44 das 53 páginas avaliadas ficaram acima de 75 pontos (categoria ouro) do total de 100 pontos.
A iniciativa tem o intuito de reconhecer os esforços dos órgãos, estimular o desenvolvimento e aperfeiçoamento da Administração Pública, além de possibilitar que a transparência seja um caminho para o controle social e melhoria aos serviços prestados à sociedade.
Já o Ranking do Programa de Compliance Público mede, por meio de indicadores, o comprometimento e a capacidade de gestão dos órgãos estaduais com esse que é o maior programa de integridade entre os Estados do Brasil e que funciona, como afirmou o governador, ?como uma vacina contra a corrupção?.
A expectativa da Controladoria-Geral do Estado, organizadora do programa, era que a pontuação ficasse na média de 60 pontos, mas chegou a 71,9 pontos, considerada muito boa para esse segundo ano da implantação da gestão de riscos e do compliance.