A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) e as industrias instaladas nos distritos industriais administrados pela estatal se uniram aos Bombeiros na campanha para prevenir os incêndios e conscientizar a população sobre o risco das queimadas, especialmente este ano, em que o calor e o prolongamento do período de seca vêm intensificando o número e gravidade dos incêndios.
Os incêndios florestais estão ligados ao aquecimento global e as ondas de calor cada vez mais intensas, alterando os ecossistemas e diminuindo a produtividade e a capacidade de adaptação na natureza. Além disso, o fogo descontrolado tem destruído bens, maquinários, equipamentos, postes de eletricidades e de comunicações.
Recentemente, um incêndio no Distrito Agroindustrial de Aparecida de Goiânia (Daiag) atingiu o cabo que alimenta o poço que abastece o distrito de água e uma queimada próxima à subestação de energia elétrica da Equatorial também provocou a paralisação temporária na distribuição de energia no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia).
Os incêndios também prejudicam a qualidade do ar, provocando doenças respiratórias e são responsáveis por prejuízos de diversas ordens, além da perda de instalações e equipamentos, a queda da assiduidade dos colaboradores por doenças respiratórias e eventuais aplicações de multas ambientais.
A companhia tem adotado todas as medidas de prevenção e está sempre atenta a esses episódios para mitigar os efeitos e transtornos pelas queimadas, mas é preciso agir preventivamente, evitando que o fogo tenha início. Esse é o objetivo da campanha que a Codego iniciou nas redes sociais e nos distritais industriais.
A campanha Onde há fumaça, há fogo e muitos problemas, além de alertar sobre os riscos, orienta a prevenir os incêndios, adotando medidas para evitar o fogo. Para realização de queimada controlada é necessária a autorização do órgão estadual ambiental e a licença pode ser requerida on-line em: www.intra.secima.go.gov.br/weblicencas.
Como prevenir incêndios e queimadas
Mantenha o controle do lixo e entulhos, evitando aglomeração de material combustível;
Substitua o uso do fogo como prática de limpeza por práticas mais sustentáveis e mais seguras.
Proteja as edificações e as divisas de sua propriedade com a construção de aceiros: faixas limpas de vegetação de no mínimo 3m de largura, complementada por uma borda roçada de 12m de largura;
Mantenha sua área bem cuidada e deixe uma faixa limpa de vegetação em baixo de fiações elétricas, postes e transformadores;
Exija que o dono de lote vizinho o mantenha limpo e conservado. Se preciso, utilize a administração de Condomínios, Prefeitura e Ministério Público para essa regularização;
Não permita que veículos e maquinários sejam colocados próximos a vegetação seca;
Mantenha equipes treinadas, equipadas e prontas para atuar em caso de incêndios florestais. É conveniente estabelecer convênios de ajuda mútua com as empresas vizinhas.