A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) e a Secretaria-Geral de Governo (SGG) de Goiânia discutiram, na manhã desta sexta-feira (20), na sede da Codego, a formalização de um acordo de cooperação técnica para ampliar serviços e projetos voltados a distritos inteligentes e soluções na área de energia.
O superintendente de Projetos, Inovação e Novos Negócios da Codego, Paulo Araújo, reuniu-se com o superintendente de Energia da SGG, Cássio Vieira, para tratar do Programa Cidades Inteligentes. A proposta é dar ênfase ao eixo de energia durante os eventos do Conecta Municípios 2026.
Durante o encontro, foram debatidos projetos como incentivos fiscais para investimentos em infraestrutura energética, uso de biocombustíveis, aplicação de big data e compartilhamento de dados para mapeamento de demandas e ofertas de energia nos distritos agroindustriais.
Segundo os participantes, a intenção é antecipar a demanda energética antes da implantação das indústrias nos distritos. A proposta prevê que o empresário informe previamente a necessidade de carga elétrica, permitindo que a concessionária de energia e a Subsecretaria de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes planejem adequadamente os investimentos em infraestrutura, com apoio do Estado.
Outro ponto discutido foi a possibilidade de instalação de postos de abastecimento de biometano e biogás no projeto Pátio de Triagem, no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), por meio da criação de corredores sustentáveis no trajeto logístico. A pauta também incluiu temas como gestão de resíduos e o cronograma dos eventos do Conecta + Municípios, com manifestação de interesse da SGG em participar ativamente das ações.
Participaram da reunião, pela Codego, Lídia Fraiz e João Pedro Maciel de Sant’Anna Braga. Representando a Secretaria-Geral de Governo, estiveram presentes Gustavo da Costa Vergara e Patrick Soares Mendes.



