O presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), Francisco Jr., participou na tarde desta quarta-feira, 7, do lançamento do projeto Connecta Goiás – Segurança Colaborativa, uma iniciativa conjunta da Fecomércio Goiás, do Sindicato das Empresas de Segurança Eletrônica do Estado de Goiás (Siesi-GO) e da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). 

Francisco Jr., em sua fala, informou que o sistema que compartilha imagens captadas por  empresas e cidadãos com a Segurança Pública do Estado já está funcionando em dois distritos agroindustriais administrados pela Codego, o de Senador Canedo, que foi o pioneiro em instalar um totem de monitoramento, e de Itumbiara. “Fui informado que os que furtos estavam acontecendo no distrito de Itumbiara zeraram”, relatou o presidente. A instalação no polo de Anápolis já está em andamento. 

O presidente destacou que o diferencial no projeto que está sendo implantado em Goiás está na cooperação intersetorial, já que o projeto propõe uma aliança estratégica entre o setor privado e o poder público visando o compartilhamento de tecnologias, dados e recursos humanos. 

A parceria funciona da seguinte forma: as empresas associadas ao Siese fornecem câmeras com inteligência artificial, que por sua vez, integram uma rede de vigilância inteligente, acessada pelos sistemas de videomonitoramento dos órgãos de segurança pública.

O projeto de lei que permitiu esse compartilhamento de imagens foi inicialmente apresentado por Francisco Jr. quando deputado estadual, alterado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto, e sancionado pela Governadoria em 2023, gerando a Lei nº 22.217.  Essa lei dispõe sobre a cooperação e o compartilhamento de imagens captadas por sistemas de videomonitoramento com os órgãos goianos de segurança pública. 

Até o momento, a capital já conta com 800 câmeras instaladas e a projeção do sindicato é que até 2027 cerca de 20 mil câmeras devem monitorar a cidade, com capacidade de fazer reconhecimento facial e de placas. 

Algumas instituições já têm acesso às imagens captadas pelas câmeras inteligentes, o que tem contribuído diretamente para o aprimoramento das estratégias de segurança nas regiões atendidas.

A Rede de Segurança Colaborativa já integra com as seguintes instituições:

* Secretaria de Estado de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO)

* ⁠Polícia Militar de Goiás 

* Polícia Civil de Goiás

* ⁠Polícia Federal regional Goiás

* ⁠Polícia Rodoviária Federal de Goiás

* Prefeitura de Goiânia

* ⁠Prefeitura de Aparecida de Goiânia 

* ⁠Prefeitura de Senador Canedo

* Prefeitura de Rio Verde

* ⁠Prefeitura de Itumbiara

* Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (CODEGO-GO)