Os colaboradores da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) receberam a versão impressa do novo Código de Conduta e Integridade da estatal durante uma oficina sobre ética nesta quarta-feira (21). Além daqueles que acompanharam o evento presencialmente, em Goiânia, os funcionários que trabalham no interior do estado também puderam acompanhar por meio de videoconferência.
O documento, que já estava disponível para consulta na versão digital no portal da Transparência, ficará à disposição dos colaboradores em cada departamento. O novo Código de Conduta e Integridade da Codego reúne os princípios e valores éticos que devem ser adotados nas práticas de negócios e no cotidiano, tanto pelos colaboradores, como por clientes, parceiros, acionistas, prestadores de serviço e a sociedade em geral visando a proteção do interesse público e a prevenção de desvios de conduta.
Esses preceitos, que são norteadores da atuação da Companhia no cumprimento de sua missão institucional, estão alinhados ao Programa de Compliance Público (PCP) do Governo de Goiás, instituído em 2019 e do qual a Codego faz parte desde então.
Oficina
Ainda pela manhã, foi realizada a oficina sobre ética com doutor em Filosofia da Educação pela USP, com estágio de pós-doutorado na University of Calgary (Canada) e na Sorbonne Université (França), mestre em Filosofia, Ética e Política, professor da UFG e membro da Rousseau Association, da Societé Jean-Jacques Rousseau, da Sociedade Portuguesa de Filosofia, Wilson Alves de Paiva.
Na palestra, Paiva destacou que as ações de uns recaem e impactam o outro, sobretudo no ambiente de trabalho e no atendimento aos clientes. “Vivemos em comunidades, algumas delas profissionais, e assumimos um acordo nessa vivência. Buscamos a participação virtuosa na sociedade. Portanto, ética é prática, é refletir sobre o comportamento moral que aprendemos e adotamos no dia a dia.”