Membros da Secretaria Executiva e do Comitê Setorial de Compliance da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) reuniram-se na tarde desta quinta-feira (21/10) para deliberar sobre os resultados alcançados nas ações desenvolvidas após a implantação da gestão de riscos em áreas estratégicas da companhia. Foram avaliadas as diretorias administrativa, financeira e técnica.

De acordo com o diretor administrativo da Codego, Jairo Pacheco da Silva, a implantação do programa permitiu a padronização dos processos com a criação de fluxos e procedimentos. “Como consequência, obtivemos maior eficiência e celeridade processuais, e praticamente conseguimos a eliminação de erros processuais”, afirma.

Pacheco ressaltou que foi possível atingir um decréscimo de cerca de 70% nas despesas emergenciais, em razão da adequação das áreas ao procedimento de aquisição de bens e serviços por contratos advindos de licitação.

Houve, ainda, a demonstração dos investimentos voltados para a manutenção de bombas de fornecimento de água e a troca dos hidrômetros antigos que geraram aumento de receita, além de mitigar a falta de água nos distritos geridos pela Companhia.

Outro destaque do encontro foi a campanha de conscientização realizada juntos às empresas instaladas no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) que permitiu a redução do consumo e evitou a falta de água durante o período de estiagem.

Participaram também da reunião o diretor financeiro Alexandre Ribeiro, o chefe de Gabinete Renato Nunes, a coordenadora de Compliance, Lídia Fraiz, a assessora Jurídica Luciana Amaral, além de técnicos. O consultor e gestor de Finanças e Controle, Flori da Costa Madureira Júnior, representou a Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO).

Gestão de Riscos

A Gestão de Riscos é um dos eixos prioritários do Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás (PCP), instituído pelo Governo de Goiás em 2019. O PCP é definido como o conjunto de procedimentos e estruturas destinados a assegurar a conformidade dos atos de gestão com padrões morais e legais, bem como garantir o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos.  Os quatro eixos prioritários do PCP são: Eixo I – Ética, Eixo II – Transparência, Eixo III – Responsabilização e Eixo IV – Gestão de Riscos.