Por videoconferência, cerca de 80 colaboradores da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) participaram, nesta quarta-feira (30/06), de mais uma palestra referente ao Eixo Ética do Programa de Compliance Público do Governo de Goiás. Nesta rodada, o tema foi o Novo Código de Ética dos Servidores Estaduais, conduzida pelo palestrante Bruno Mendes Dias, superintendente de Correição Administrativa da Controladoria-Geral do Estado (CGE). O evento teve como mediadora a gerente de Processo Administrativo de Responsabilização de Fornecedores da CGE, Maria do Carmo R. Póvoa.

Bruno Mendes destacou que o grande desafio na elaboração do novo código de ética instituído pelo decreto 9837, de 21 de março último, era fazê-lo de maneira que não se utilizasse do “copie e cole”. “A proposta nasceu de uma consulta pública promovida pela CGE. Nela nós fizemos com que a sociedade participasse e pudemos extrair o que a sociedade espera do servidor público”, sublinhou.

De acordo com a coordenadora de Compliance da Codego, Lídia Fraiz, falar sobre ética no serviço público é muito importante para que o servidor compreenda o que o cidadão espera de nossas ações diariamente.  “Além das palestras realizadas periodicamente sobre o tema, todo servidor ao ingressar na companhia faz treinamento sobre o código de ética e conduta profissional e assina o termo de adesão e comprometimento”, ressalta. Ela lembra que o programa de Compliance Público foi instituído pelo Governo Ronaldo Caiado, em 2019.

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