Os servidores da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) que atuam nas áreas que envolvem contratação pública participaram, nesta segunda-feira (07/06), do curso Fase Preparatória das Licitações. As aulas, realizadas no auditório da companhia, foram conduzidas pelo chefe de Gabinete, Renato Nunes, e pela assessora da Presidência, Patrícia Diniz, que dissertaram sobre as três fases iniciais de uma licitação: Solicitação, Termo de Referência e Estimativa de Preços.

Para Renato Nunes, a capacitação dos colaboradores nesta área tem o objetivo de melhorar a eficiência da equipe na aquisição de bens materiais e serviços. “O sucesso das aquisições para a empresa pública está intrinsicamente ligado a uma boa condução da fase inicial de uma licitação. Se bem feita, certamente vai alcançar o resultado esperado”, avalia.

“Uma contratação adequada, realizada dentro dos parâmetros legais e que obtenha a melhor relação benefício-custo resulta em redução de despesas e melhor aplicação dos recursos públicos”, destaca Patrícia Diniz.

 Ela explica também que a capacitação dos servidores resultará em eficiência do trabalho, melhor investimento dos recursos públicos, decisões mais seguras, diminuição dos riscos envolvendo o uso do dinheiro público, além de minimizar a possibilidade de responsabilizações e condenações.

Capacitação

Cerca de 40 colaboradores participaram desta etapa do curso sobre fase preparatória das licitações. Se somadas a outras 142 capacitações realizadas em parceira com a Escola de Governo da Secretaria de Administração de Goiás (Sead), a Codego se aproxima da marca de 200 servidores treinados, somente em 2021.