O lançamento do programa Daia 5.0 foi tema de uma entrevista que o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), Francisco Jr, concedeu à TV Brasil Central, na terça-feira, 16. O programa foi lançado no último dia 12 e prevê a ampliação do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), a regularização fundiária de empresas que ainda não têm a escritura registrada e a qualificação dos espaços do distrito.
Trata-se, como o presidente explicou, de um plano de ação a ser executado ao longo dos próximos dois anos, mas que já teve seu início com a publicação do edital para instalação de novas empresas na expansão do polo, o DaiaPlam. A área do distrito será ampliada em mais 1,7 milhão de m², e a estimativa é que, com isso, Anápolis receba 100 novas empresas, além da possibilidade de ampliação das indústrias já instaladas.
Segundo Francisco Jr, o edital reúne critérios de seleção que foram definidos por meio de uma consulta pública na qual foram ouvidas as entidades da iniciativa privada e a sociedade. “Foi um ato inovador do governo Ronaldo Caiado e o primeiro critério é que a empresa esteja pronta para investir.”
A Codego está investindo R$ 40 milhões no programa Daia 5.0 que, segundo Francisco Jr, considera todo o ecossistema do distrito, o ambiente, as empresas e os trabalhadores. A estrutura do polo industrial – iluminação, saneamento básico e segurança – será revitalizada e está prevista a construção de creche para os trabalhadores. “E em parceria com a área social do governo, vamos levar todos os programas do Estado para o Daia”, antecipou o presidente.
Outro ponto importante do programa é a geração de empregos; mais que isso, a geração de emprego com valor agregado, ou seja, de salários mais altos. Atualmente, o Daia gera cerca de 30 mil empregos e a estimativa é que, com a expansão, pelo menos 20 mil novos postos de trabalho diretos e indiretos sejam criados.
O Daia 5.0 é uma referência aos 50 anos do polo industrial, a serem completados em 2026, explica o presidente; é o polo industrial mais antigo de Goiás e o mais importante, ressaltou Francisco Jr. “Com o lançamento do programa, o governo quer alçar o Daia ao melhor distrito industrial do país”, afirmou.