O governador Ronaldo Caiado empossou nesta sexta-feira (2) o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), Francisco Júnior, que sucede a Manoel Castro de Arantes, o Fião, que assumirá a presidência da Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO).
No dia anterior, o Conselho de Administração da Codego aprovou por unanimidade a indicação do governador para o cargo na estatal após a Controladoria-Geral do Estado (CGE) emitir um despacho favorável à indicação, assim como o departamento Jurídico da Companhia.
De acordo com Caiado, os gestores são “pessoas qualificadas e competentes” e terão o desafio de atrair novos negócios, ao mesmo tempo em que levam emprego e renda aos goianos. “O importante é que a população sinta as melhorias”, afirmou o chefe do Executivo estadual, após a solenidade de posse, realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.
Entre os principais desafios citados por Caiado na gestão da Codego está a conclusão do processo de implementação do Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot), em área adquirida no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. O investimento será de aproximadamente R$ 140 milhões. “Muitos nos disseram que era algo impossível. E nós vamos tirar do papel”, destacou Ronaldo Caiado.
Durante a sua posse, Francisco Júnior ressaltou que o avanço da industrialização do estado, principalmente para o interior, será também uma das prioridades da gestão.
“A expectativa maior é com relação ao momento que nós estamos vivendo, no qual precisamos crescer, qualificar, gerar empregos e atrair investimentos. Daremos atenção especial à implantação de novos polos industriais, como o de Aparecida de Goiânia, a ampliação do Distrito Agroindustrial de Anápolis. Mas, além deles, queremos fomentar novas realidades, como apontado pelo governador Ronaldo Caiado, de levar desenvolvimento para o interior. Precisamos descentralizar a geração de oportunidades em Goiás.”
Perfil
Natural de Goiânia, Francisco Júnior é formado em Direito, possui pós-graduação em Relações Internacionais e mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial.
Ingressou na vida pública em 2005, logo após a vitória de Iris Rezende para a Prefeitura de Goiânia. Nomeado secretário municipal de Planejamento, elaborou e conseguiu aprovar o novo Plano Diretor de Goiânia, além de promover o primeiro concurso público na Pasta.
Em 2008, deixou a Secretaria para se candidatar a vereador pela capital e, após ser eleito, foi escolhido por unanimidade em 2009 como presidente da Câmara Municipal. Em 2010, se candidatou e atuou como deputado estadual, sendo reeleito para o mandato de 2014 a 2018.
Além disso, foi eleito e atuou como deputado federal por Goiás entre os anos de 2019 e 2023. Durante o seu mandato apresentou mais de 200 projetos e destinou mais de R$ 39 milhões para 170 obras sociais em Goiás. E no auge da pandemia de Covid-19, foi relator da Comissão Mista do Congresso que acompanhou as medidas econômicas de combate à doença adotadas pela União.
Francisco Júnior é casado e pai de três filhos. Ao longo de sua trajetória profissional também trabalhou como professor, ensinando Geometria, Religião, Filosofia e Sociologia, e, em 1990, passou a fazer parte da Renovação Carismática Católica (RCC), atuando como coordenador tanto em Goiânia como no estado, e posteriormente virou membro do Conselho Nacional da RCC.