Um novo ciclo de desenvolvimento socioeconômico em Goiás teve início nesta sexta-feira (18) com o lançamento do Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot), em Aparecida de Goiânia, que tem previsão de receber 200 indústrias e gerar 30 mil empregos diretos e indiretos. O governador Ronaldo Caiado e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), Francisco Jr, assinaram o edital para construção do novo parque industrial, que já nasce com potencial para ser uma referência para o País.

O Dianot possui 2 milhões de metros quadrados de área, com localização privilegiada, próximo da rodovia BR-153, na região metropolitana da capital. O Governo de Goiás investirá R$ 130 milhões nas obras de pavimentação, drenagem urbana, e construção de estações de tratamento de água e de esgotamento sanitário, além de iluminação pública.

Segundo Caiado, R$ 40 milhões já foram transferidos à Codego para início da construção. “O dinheiro está em caixa. Muitos disseram que essa obra era impossível. E hoje é um dia emblemático, de celebração, porque estamos mostrando que, com o trabalho, conseguimos encontrar a solução para os problemas”, ressalta o governador.

Para o presidente da Codego, Francisco Jr, o distrito reflete a pujança da economia goiana. “Goiás cresce acima da média nacional e não podemos parar agora. O Dianot vai garantir esse ritmo nos próximos anos e, acima de tudo, qualidade de vida e dignidade para os goianos. Temos certeza que o novo distrito, que tem tudo para ser o segundo maior do estado, trará maior projeção para Aparecida de Goiânia, para a região metropolitana da capital e para todo o estado de Goiás.”

Cronograma de obras
Francisco Jr explica que após a assinatura do governador Ronaldo Caiado a estatal dará andamento ao processo de licitação para contratar a empresa responsável pelas obras. “O plano total da construção foi dividido em três etapas: As obras começam em 2024 após o fim da licitação. Em 2025 nós vamos inaugurar a primeira etapa já com instalação de indústrias. E até 2026 vamos concluir a construção.”

Semiaberto
O Dianot vai incorporar a área onde funcionava a Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto para poder dar andamento ao processo licitatório. Essa transferência atende demanda aguardadas há duas décadas pelos empresários, quem têm a intenção de expandir a produção. “O semiaberto tinha sido até então o limitador do desenvolvimento e do crescimento de Aparecida. Todos sabemos do histórico de outros governos que prometeram, que assinaram um papel, mas que nunca fizeram nada na prática”, lembra o vice-governador Daniel Vilela, que participou do lançamento do polo industrial.

Com o início da demolição do antigo prédio do semiaberto, a Codego iniciará o parcelamento do terreno. “O governador Ronaldo Caiado assumiu um compromisso de retirar o semiaberto dessa área e ao mesmo tempo fazer essa área promissora. Nosso objetivo agora é parcelar o terreno e construir a infraestrutura necessária para garantir a instalação de indústrias”, informa Francisco Jr.

Parcerias
Além da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e Codego, a criação do Dianot contou com o esforço conjunto da Secretaria de Segurança Pública, da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) e da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, que garantiu a isenção tributária das áreas do distrito até que elas sejam transferidas para as empresas. “Caiado entra para a história da cidade de Aparecida de Goiânia como o governador que prometeu e fez. Esperávamos que tirassem o semiaberto daqui no dia seguinte que ele foi instalado. E isso demorou 19 anos”, afirmou o prefeito Vilmar Mariano.