Governo de Goiás e Fórum das Estatais promovem seminário sobre governança

O 1º Seminário de Governança das Estatais do Estado de Goiás foi realizado nesta terça-feira (18), no auditório do Tribunal de Contas de Goiás (TCE-GO), e reuniu servidores, diretores, conselheiros das Estatais de Goiás e a sociedade em geral.

O evento foi idealizado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO), o Fórum das Estatais de Goiás – composta por 12 empresas públicas goianas e de economia mista, e contou com o apoio do Instituto de Direito Administrativo de Goiás (IDAG).

O seminário teve ainda a participação de especialistas de grandes estatais nacionais, como da Petrobrás e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Lara Olival, superintendente de Integridade da Codego e coordenadora-geral do Fórum das Estatais de Goiás, destacou que o seminário visou fortalecer as práticas de integridade, transparência e compliance, além de promover a integração das empresas estaduais, buscando o fortalecimento dos participantes do Fórum.

“Com uma governança mais eficiente, transparente e ética temos como resultado o fortalecimento das estatais, que têm um papel estratégico no desenvolvimento do estado. Promover boas práticas de governança já não mais é uma opção. É uma necessidade. E foi nesse sentido que nasceu o Fórum das Estatais de Goiás, que é uma iniciativa da Codego. E demos mais um passo hoje com o seminário, avançando e criando uma oportunidade para aprendermos juntos e discutirmos soluções para os desafios do dia a dia”.

Representando o governador Ronaldo Caiado, o secretário-geral do Governo, Adriano Rocha Lima, destacou que as ações do Executivo ao longo dos últimos anos levaram Goiás a ser o estado mais transparente e com o governo mais bem avaliado do País.

“Isso é fruto de um trabalho conjunto entre todas as esferas do poder. Esse seminário das estatais segue nesse passo, com uma preocupação com a governança, que seja preventiva e ágil diante das dificuldades que apareçam. Quero ressaltar o quanto é importante um evento como esse para o desenvolvimento de Goiás e que ele sirva de exemplo para os demais”.

O Fórum das Estatais de Goiás foi criado por iniciativa da Codego, por meio da superintendência de Integridade, e fazem parte a Saneago, CelgPar, Lago Azul, Iguego, Goiás Telecom, Goiás Fomento, Ceasa, Goiás Gás, Goiás Parcerias, Metrobus e Agehab.