O empresário e agropecuarista Hugo Cunha Goldfeld foi aclamado nesta segunda-feira (15/6) como novo diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (CODEGO), em reunião extraordinária do Conselho Administrativo da estatal. O nome de Goldfeld foi indicado pelo governador Ronaldo Caiado, após pedido de renúncia de Marcos Cabral ao comando do órgão, que assumiu o cargo de Assessor Especial do Governo de Goiás.

Além de dar continuidade às obras de recuperação dos distritos industriais já existentes, o novo administrador da estatal enxerga que a Codego deve ser um instrumento para combater a crise econômica gerada em função da pandemia do novo coronavírus. 

– Espero que a Companhia cumpra o seu dever, que ela traga realmente o desenvolvimento de Goiás e o mais rápido possível. Não podemos perder tempo. A Codego tem que ser, também, um dos instrumentos para a retomada da economia durante e após a pandemia. Trabalharemos para criar oportunidades ao Estado, afirma Goldfeld.

De saída do cargo, Cabral agradeceu a confiança depositada em seu nome por Ronaldo Caiado e elencou as realizações de seu período como diretor-presidente da Companhia, iniciado em outubro do ano passado, como redução de custos, revisão de processos e normativas, além da restauração da infraestrutura dos polos industriais do Estado. 

– Tenho certeza que o doutor Hugo Goldfeld encontrará a empresa em um patamar melhor daquele que encontrei e, com sua experiência, realizará as ações necessárias ao desenvolvimento econômico do estado, ressalta Cabral.

Biografia
Empresário, agropecuarista, engenheiro civil de formação e mestre em Engenharia Econômica, Hugo Cunha Goldfeld já ocupou vários cargos públicos, conselhos administrativos e entidades de classe ao longo de sua carreira, tais quais os comandos da Secretaria de Indústria e Comércio (SIC), Secretaria de Administração, de Abastecimento (CEASA), Goiás Turismo (à época GOIASTUR) e da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA).

Antes de ser indicado pelo governador Ronaldo Caiado para a presidência da CODEGO, Hugo Goldfeld ocupava o cargo de diretor comercial da Saneamento de Goiás S/A (Saneago), onde também possui assento no Conselho Administrativo da estatal.

Goldfeld, quando secretário de Estado de Indústria e Comércio, participou da criação do primeiro parque industrial de Goiás, o Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), em 1976, em conjunto com a empresa GOIASINDUSTRIAL, hoje Codego.

A criação do Daia foi preponderante para que Goiás fosse inserido no radar da industrialização brasileira. Hugo Goldfeld também atuou na implantação dos polos industriais de Catalão e Itumbiara, respectivamente Dimic e Diagri.