O Comitê de Governança de Projetos da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) composto pelo presidente Francisco Jr. e diretoria executiva, participou na tarde de terça-feira, 25, na sede da companhia, do segundo Levantamento de Maturidade em Gerenciamento de Projetos, conforme preconiza a Superintendência dos Escritórios de Projetos (SEP), Secretaria Geral de Governo (SGG).

A avaliação da maturidade do Escritório de Projetos da Codego é uma atribuição do Comitê de Governança de Projetos institucional, que é vinculado ao Escritório de Projetos Setorial (PMO), utilizando para isso o Modelo Prado-MMGP como metodologia padrão.
O levantamento é definido como um instrumento estratégico de diagnóstico e indução ao desenvolvimento organizacional, cujo objetivo é avaliar as práticas de gerenciamento de projetos, identificar fragilidades e consolidar avanços, reforçando o compromisso do Estado com a evolução contínua da governança pública.

A gerente de Padronização da SEP, Marcia Schiavon, e a assessora Beatriz de Jesus, orientaram os integrantes do Comitê de Governança de Projetos da Codego e esclareceram dúvidas relacionadas a Aplicação do Questionário de Maturidade Prado-MMGP, que avalia sete dimensões fundamentais: competência em gerenciamento de projetos, competência técnica e contextual, competência comportamental, uso de metodologia, uso de informatização, uso de estrutura organizacional e alinhamento estratégico.

Os níveis de maturidade variam de 1 a 5, sendo os níveis 4 e 5 são associados a um estágio avançado de governança, com práticas sistematizadas, integração organizacional e forte aderência às metas estratégicas do Estado.

A Codego iniciou a implantação do Escritório de Projetos na Companhia a partir de 2023, na Superintendência de Projetos, Inovação e Negócios, e gerência o portfólio de Projetos da Companhia, utilizando as melhores práticas em gestão de projetos, instituídas pelo PMI, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Estado.

O PMO Setorial ocupa a posição “Diamante” no ranking GOMAP, ferramenta de governança de projetos do Estado de Goiás.